Os filmes de ficção científica com objetos inteligentes que respondem ao chamado dos moradores nunca foram tão reais. Com a automação residencial, é possível aproveitar ao máximo o uso da tecnologia para tornar o dia a dia mais prático. 

Se você quer saber mais sobre como automatizar sua residência e como ela pode fazer a diferença na sua rotina, continue lendo este artigo. Aqui você encontrará: 

  • O que é automação residencial
  • Vantagens da automação residencial
  • Exemplos de automação residencial

Confira!

O que é automação residencial?

Automação residencial diz respeito ao uso da tecnologia para realizar tarefas domésticas, como ativação e desativação de sensores, temporizadores, fechaduras eletrônicas, lâmpadas e climatizadores.

O conceito de automação surgiu na década de 1970, nos EUA, quando os primeiros sistemas automatizados de controle foram criados para aplicações industriais. Sabe aquela luz que sempre esquecemos de desligar? Pois bem, o avanço da automação hoje permite desligarmos ela da onde a gente estiver.  Parece bom, não?!


Vantagens da automação residencial

Além da comodidade e conforto, a automação residencial oferece segurança e sustentabilidade a longo prazo. Confira as principais vantagens de aderir a essa tecnologia. 

Segurança

Um dos pontos principais da automação residencial é promover a segurança para sua casa e sua família. Com sua utilização, é possível ter controle sobre os aparelhos, evitando incidentes causados por esquecer o forno ligado, o secador na tomada ou a porta de casa destrancada. 

Praticidade e comodidade

Com a automação residencial, você pode configurar a maioria dos eletrodomésticos e eletrônicos da sua casa diretamente pelo celular ou por um painel. Esqueça os vários controles remotos sempre sem pilhas, os fios bagunçando a sala e os botões que ninguém lembra para que servem.

Para pessoas com mobilidade reduzida, a automação residencial também funciona como recurso de acessibilidade, garantindo o total controle da casa sem esforços ou grandes deslocamentos.

Economia de consumo de energia

Muitos dispositivos e aplicativos conectados à automação residencial são aptos para gerir o consumo de energia de uma residência. Através desta funcionalidade, é possível detectar onde estão os maiores consumos e economizar energia de forma racional utilizando a automação residencial.

Exemplos de automação residencial

Como você viu, os benefícios de investir nesta tecnologia são inúmeros. Se você está se perguntando o que fazer para criar uma casa inteligente, conheça quais são os tipos de automação residencial mais comuns e o que é possível fazer:

  • automação da iluminação da casa: defina a intensidade e o conjunto de luzes para cada momento a ser vivido, como “assistir filme” ou “estudo”;
  • controle da iluminação à distância: com um smartphone ou um tablet, você pode apagar as luzes caso tenha esquecido alguma ligada, ou acendê-las para quando estiver chegando;
  • sistema de som: distribua músicas e vídeos para todos os cômodos da casa, além de controlar o volume em cada um dos ambientes;
  • sistema de irrigação de jardim: com os sensores de umidade do solo e temporizadores, é possível criar a automação residencial no jardim, mantendo as plantas sempre nas condições ideais;
  • sistema de segurança: além de visualizar as câmeras de segurança pela internet ou por apps, é possível configurar sensores de fumaça, sprinklers e sistemas de comunicação direta com a polícia e empresas de segurança privada;
  • biometria: com a automação residencial, é possível definir permissões e acessos pela leitura biométrica, como digital ou reconhecimento facial;
  • automação de cortinas e janelas: com sensores de luz e integração ao sistema de iluminação, é possível aproveitar ao máximo a luz natural e evitar que as lâmpadas sejam acesas em momentos não propícios;
  • controle de temperatura: com a automação residencial é possível acionar o ar-condicionado antes de chegar em casa, resfriando o ar aos poucos para alcançar a temperatura ideal.

Vale lembrar que para as automações mais complexas é necessário um aparelho ou aplicativo que funcione como central de automação, onde é possível controlar todos os sistemas da casa.

Atualmente com inúmeros aplicativos e aparelhos para oferecer este serviço para sua casa, se tornou ainda mais real criar uma automação em sua residência. Gostou desse conteúdo? Acompanhe o blog da Cohab Premium e confira outras dicas e curiosidades para você viver sempre bem.