Saber como organizar a mudança e se planejar para esse processo pode evitar desgastes desnecessários, reduzir o orçamento e economizar tempo nas tarefas. Contudo, sem essa organização, o que deveria ser um momento feliz pode se tornar um pesadelo. 

Para ajudar você, este artigo traz dicas importantes para que sua mudança seja tranquila e econômica. Confira!

Dicas para organizar e economizar na mudança


A organização e a economia andam de mãos dadas em um processo de mudança. Afinal, quanto mais controle você tiver de tudo o que está acontecendo — dos prazos às categorias de caixas — menos gastos inesperados irão surgir.

Faça um check-list da mudança


Ao iniciar o processo, liste tudo o que deve ser feito e resolvido até o dia da mudança. Ao fazer todas as anotações, você entenderá melhor quantos dias você tem para realizar todas essas tarefas.

Diante do cronograma você terá o acompanhamento do que já foi feito e do que ainda não foi feito. A depender da quantidade de sua lista, não hesite em pedir ajuda!

Separe as caixas necessárias


No momento do transporte, você precisará empacotar todos os seus bens pessoais, como roupas, sapatos, livros, louças, decorações etc. Para isso, uma das melhores e mais econômicas dicas é utilizar caixas de papelão.


Para consegui-las gratuitamente, verifique em supermercados e atacados, pois é comum que esse tipo de estabelecimento forneça caixas vazias. Lembre-se de pegar opções de vários tamanhos: nem sempre a maior é a melhor para tudo.

Lembre-se de que itens frágeis ou de vidro, como copos, taças, pratos, xícaras entre outros, devem ser embalados de forma a evitar o impacto, com folhas de jornal ou plástico bolha.

Com tudo embalado, não se esqueça de sinalizar o conteúdo de cada caixa por fora, para facilitar o transporte — principalmente de itens frágeis — e também a organização no novo imóvel. Se for possível, separe o envio dessas embalagens alguns dias antes para antecipar a organização em algum cômodo específico no novo lar.

Arrume o novo imóvel


Antecipação é tudo!
Por isso, deixe o novo imóvel preparado antes do dia da mudança. O ideal é limpar e higienizar bem os cômodos, além de pensar nos locais em que você pretende colocar cada móvel. 

Assim, você economiza o tempo, tanto na arrumação, quanto no ajuste de detalhes em alguns cômodos.

Conheça o seu novo lar


Se for em um condomínio, comece conhecendo as regras internas, como horário permitido para mudança, entrada do caminhão, horário que permite utilizar furadeira e ferramentas que emitem muito barulho. Assim, você estará contribuindo para uma chegada mais tranquila e segura.

Além disso, fique de olho na voltagem permitida aos eletrodomésticos, tamanho das portas — para passar os móveis —, disposição das tomadas e disposição das janelas.

Conte com uma empresa de confiança


Pense e pesquise antes valores e condições, assim você poderá economizar e evitar que não aconteça nenhum imprevisto.
Lembre-se de deixar tudo combinado com a empresa responsável, como horário e local de encontro, forma de pagamento e todas as condições e informações para a mudança.

Como você pode ver, saber como organizar a mudança pode fazer você poupar dinheiro e evitar dores de cabeça. Gostou deste conteúdo? Continue acompanhando o blog da Cohab Premium e fique por dentro das principais dicas e novidades sobre imóveis!