Se você quer se mudar e está procurando o local ideal, provavelmente já se perguntou se vale mais a pena comprar ou alugar um imóvel. Desde já, adiantamos que a resposta certa é "depende".

Neste artigo, explicamos os principais fatores que podem influenciar na sua decisão, de forma que você faça sua escolha de forma estratégica. Quer saber mais? Continue a leitura!

Comprar ou alugar um imóvel?


Quando falamos sobre uma decisão desse porte, não existe "certo e errado" ou "melhor e pior". A escolha entre comprar ou alugar um imóvel está ligada a diversos fatores que variam de acordo com a sua realidade no momento.

Portanto, este artigo não irá dizer o que é melhor, mas quando vale a pena tomar cada uma das decisões pelo seu novo imóvel. Acompanhe!

Quando vale a pena comprar?


Vale a pena comprar um imóvel quando:

  • você tem planos a longo prazo em um mesmo lugar, não tendo pretensões de se mudar de cidade pelos próximos anos;
  • quando você tem um orçamento que permita comprar a casa à vista ou dar uma boa entrada, que irá dissolver o valor das parcelas seguintes;
  • quando você tem planos de personalizar o imóvel de acordo com seus gostos e preferências, como reformas ou construções;
  • quando você quer usar seu imóvel como uma fonte de investimento financeiro, para valorizar no futuro.

Quando vale a pena alugar?


Alugar um imóvel é mais vantajoso nas seguintes situações:

  • quando você quer se mudar em um período de tempo curto, estando sem tempo para gastar com as documentações e formas de pagamento mais complexa de uma compra;
  • quando você quer se comprometer a longo prazo, seja por conta de um emprego que faça você se mudar constantemente ou mesmo para evitar um comprometimento financeiro maior com as parcelas de um financiamento;
  • quando você tem uma fonte de renda constante e não quer comprometer um valor alto com a entrada.

Independentemente de qual opção combine mais com o seu perfil, se você está à procura de um imóvel em Aracaju e região, a Cohab Premium está pronta para te ajudar.

Desde 1993 estamos presentes no mercado imobiliário sergipano e possuímos uma seleção dos melhores imóveis da região, além de uma equipe de consultores especialistas aptos a auxiliar na sua busca. Quer saber mais? Entre em contato conosco!