É melhor morar em um apartamento de andar alto ou baixo? Existe o andar ideal em um prédio? Todo corretor de imóveis já recebeu essas perguntas em algum momento. Contudo, a dúvida de qual o andar ideal para comprar apartamento não tem uma resposta exata, mas um conjunto de fatores.

Na verdade, a compra de todo imóvel envolve pesquisa, comparação e encaixes. Não é sobre o apartamento perfeito, mas sobre aquele que é perfeito para a sua vida. Por isso, para fazer uma boa escolha, é preciso ter em mente quais são as suas prioridades e do que você não abre mão.

Para ajudar você nessa decisão, reunimos algumas informações valiosas que você deve levar em consideração antes de decidir em qual andar comprar um apartamento. Acompanhe!

Como escolher o andar ideal do apartamento

Existem vários fatores que influenciam a decisão de qual o andar ideal para comprar apartamento. Muita gente ainda se pauta apenas no costume, sem conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção.

Aqui estão os principais diferenciais entre andares altos e baixos de apartamentos. 

Vista privilegiada

Quem escolhe morar em frente ao mar, como é possível nos bairros Atalaia, Aruana e Coroa do Meio, pode desfrutar de uma paisagem maravilhosa todos os dias, apreciando o mar de Sergipe diretamente das janelas de casa. 

E mesmo quem opta por bairros mais centrais, como o Farolândia, aproveita a beleza da cidade e o espetáculo do pôr do sol. Em ambos os casos, estar num andar mais elevado torna essa experiência ainda melhor, dando uma vista privilegiada e visão livre do céu.


Ventilação e luz natural

Quanto mais alto um apartamento, mais arejado ele costuma ser. Esse é um ótimo benefício para o morador, já que mantém o clima fresco — principalmente em cidades quentes, como é Aracaju — e pode até reduzir os gastos com energia elétrica usados para a climatização do ambiente.

O mesmo vale para a iluminação. Por terem menos bloqueios de outros prédios, os apartamentos mais altos recebem mais luz solar. Contudo, isso irá depender muito mais da direção para a qual a unidade está voltada do que da altura. Muitos apartamentos em andares mais baixos têm excelente iluminação natural.

Barulhos externos

O barulho é um fator decisivo para a escolha do andar ideal para comprar um apartamento. E, nesse ponto, os andares mais altos têm a vantagem de estarem mais distantes das áreas comuns do condomínio, assim como da rua. Assim, os ruídos de pedestres, automóveis, comércios e obras causarão um incômodo menor em comparação a quem vive nos andares mais baixos.

Espaço extra

Uma das tendências atuais entre os lançamentos de apartamentos é oferecer uma área exclusiva para as unidades térreas, que funcionam como um quintal. O espaço extra é uma excelente opção para quem quer o conforto e a segurança de morar em um apartamento, sem perder o espaço aberto que uma casa oferece.

Para famílias com crianças, por exemplo, essa solução permite brincadeiras ao ar livre e, dependendo das regras do condomínio, até um espaço para pets.

Acessibilidade

Imagine em uma queda de energia, ter que subir infinitos degraus para alcançar a sua casa? Infelizmente, quem mora nos andares mais altos terá que enfrentar as escadas em casos como esse, assim como em outras situações, como mudanças com móveis grandes ou reformas.

Aliás, o andar térreo é muito recomendado para PCDs e idosos, já que possibilita um acesso tranquilo, sem depender de escadas ou elevadores. Além disso, para quem não tem muita paciência para esperar o elevador, morar perto do andar térreo pode ser uma enorme vantagem!

Privacidade

Dependendo da planta do apartamento, a privacidade pode ser um problema nos andares mais baixos, principalmente no primeiro andar. Contudo, isso pode ser facilmente resolvido com a utilização de cortinas nas janelas, que ainda deixam o ambiente mais aconchegante.

Preço

Uma das principais vantagens dos andares mais baixos é o preço, que pode ser muito vantajoso em relação aos andares superiores, chegando a 30% de economia. Além disso, a possibilidade de negociação do valor também é mais favorável, o que facilita a vida do comprador.

Venda e Aluguel

Por terem um preço mais em conta, os imóveis dos andares baixos são vendidos ou alugados com maior facilidade, pelo fato de que o valor investido interfere muito na decisão de compra. É uma excelente opção para quem, além de morar, também busca investir.

Descobriu qual o andar ideal para comprar apartamento?

Agora que você entendeu como ponderar sobre qual o andar ideal para comprar um apartamento, saiba que este é o momento para dar um passo em sua vida!

A Cohab Premium é a maior imobiliária do estado de Sergipe, com 29 anos de atuação. Nossos consultores são especialistas no mercado de Aracaju e estão prontos para ajudar você a encontrar o apartamento dos sonhos.